25/11/2010

Projeto cria ‘Google Maps’ do lixo eletrônico

Digite seu CEP. Selecione o tipo de resíduo eletrônico que você deseja descartar. Clique em buscar e o posto de recolhimento desse material mais próximo de sua casa vai aparecer em um mapa. Essa é a proposta do E-lixo Maps projeto aplicado inicialmente em São Paulo que facilita o acesso às estações de reciclagem de eletro-eletrônicos.

A ideia da criação da plataforma surgiu há dois anos, após mutirão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente para recolher pilhas, baterias, celulares. No total, foram disponibilizados 100 pontos, que conseguiram arrecadar 50 toneladas de resíduos.

Com esse banco de dados em mãos, a artista multimídia Martha Gabriel desenvolveu a ferramenta. O projeto conta com a parceria do Instituto Sergio Motta, centro que trabalha com uso de tecnologias e divulgação de inovações em ações voltadas para a sociedade civil.

Livre-se do seu smartphone

O E-lixo Maps resolve em grande parte o problema do descarte de aparelhos eletro-eletrônicos que, muitas vezes, ficam guardados em gavetas e armários durante anos, pois muitas pessoas não sabem o que fazer com eles e são conscientes do potencial agressivo ao meio ambiente que esses equipamentos possuem. Outras jogam no lixo comum, atitude que favorece a poluição do solo e dos lençóis freáticos quando chegam às estações de lixo ou aos aterros sanitários.

Com a movimentação do site, será possível desenvolver uma base de dados que ilustre o comportamento de quem descarta o E-lixo em São Paulo, quais equipamentos são mais descartados e de quais regiões eles vêm.

Fonte : Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário