15/11/2011

As reuniões de avatares...


Lá no princípio da internet comercial, uma operadora portuguesa botou um gigantesco outdoor sobre seus novos serviços de conectividade na entrada do aeroporto de lisboa. o anúncio dizia… "economize tempo e dinheiro: não vá". uma referência direta ao que se gasta em viagens aéreas de negócios, parte das quais para ir a reuniões que, bem mais que vez por outra, servem para não mais que gastar –mesmo- tempo e dinheiro.

há quinze anos, a promessa da operadora era não mais que promessa. não dava para substituir uma reunião presencial, por mais improdutiva que fosse. se –hoje- mal dá pra conversar pela rede [em áudio, básico], com algumas poucas pessoas, por uma hora, sem interrupções, imagine lá em 1997.

mas as instituições se distribuem cada vez mais e têm interesses cada vez mais globais, onde nem sempre dá para estar presencialmente. o que leva à demanda por meios cada vez mais realistas de montar encontros onde uma ou mais pessoas estão noutra cidade ou continente. e não é preciso estar muito longe para pensar em "não ir": na maioria das grandes cidades, a demanda por reuniões virtuais é cada vez maior, face ao tempo que se gasta, quase a qualquer hora, pra ir de um lugar a outro.

Um comentário:

  1. Rau, parabéns pelo excelente trabalho desenvolvido neste BLOG!
    Um profissional tão "antenado" à tecnologia e à seleção de informações realmente preciosas ao nosso dia-a-dia, à nossa profissão, só pode mesmo ser um Ser Humano nota dez!
    Obrigada!
    Um forte abraço!
    Andréa Belli

    ResponderExcluir