13/06/2011

Opinião: internet coloca ego dos usuários à prova incessantemente

Li nesta semana que as galinhas se preocupam com o futuro. Pois é! Cientistas ensinaram as aves a apertar dois botões diferentes: no primeiro, as galinhas esperavam dois segundos para receber três segundos de recompensa; apertando o outro, esperavam seis para receber 22 segundos de comida. Qual você apertaria? Na pesquisa, espantosamente, a maioria das aves optou pelo segundo.
Essa história tem muito a ver com a maneira como a fama wébica se dá. Só que, ao contrário das nossas amigas galinhas, em geral, estamos viciados no primeiro botão.
A maioria dos artigos sobre fama na web cita a democracia proporcionada por esse ambiente e profetiza que, em tempos em que tudo é acessível e superexposto, todos estão sujeitos a 15 Kbytes de fama, para o bem e para o mal.
Uma coisa importante que as redes sociais fizeram foi explicitar o sucesso das pessoas: quantos amigos você tem no Orkut, quantos scraps recebe no aniversário, quantos seguidores tem no Twitter, quantas pessoas curtem o que você fala no Facebook.
Ou seja, estamos incessantemente colocando nosso ego à prova. E, no que eu tenho observado, não estamos preparados para isso.
Primeiro porque ficamos querendo ser famosos e fazemos de tudo para atingir esse objetivo, segundo pelo preço que pagamos pela tal fama e pelo medo de sermos esquecidos rapidamente.
Existem quatro maneiras de fazer sucesso na internet: tentando ou sem querer; pagando mico ou fazendo algo sensacional. Eu sou fã de qualquer tipo de manifestação, pois entendo que é melhor ter expressão em excesso do que não externar criatividade. 

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