07/11/2010

Dica: conheça 16 recursos úteis do Google Chrome

O Google Chrome é uma das ótimas alternativas de navegador oferecidas atualmente. Ele não deixa em nada a desejar na aparência e velocidade se comparado aos seus concorrentes, além de ser criado por uma das gigantes da internet nos dias de hoje.

Por mais que muitos utilizem o Chrome, nem todos sabem que ele possui uma série de recursos interessantes integrados, que podem melhorar ainda mais suas experiências na internet. Abaixo, o Baixaki selecionou alguns deles especialmente para você!

1. Clicar e arrastar downloads
Você já "esqueceu" alguma vez o lugar no qual pediu que um arquivo fosse armazenado após o baixá-lo? Com o Chrome, você pode simplesmente "clicar e arrastar" o objeto de um download diretamente do navegador para sua área de trabalho.

Com isso, você não vai precisar ficar modificando o local de download quando quiser que um arquivo seja armazenado em uma pasta específica, ou ter que procurar algo que parou em um diretório estranho.


2. Marcar guia

Se você é uma pessoa que, quando está utilizando o navegador está com determinadas abas sempre abertas, vai gostar da função de "Marcar guia". Essa opção cria um pequeno ícone no canto superior esquerdo do navegador, pelo qual você pode acessar facilmente a página desejada sempre que precisar, sem ter que ficar digitando o endereço dela novamente.

Para ativar essa função, clique com o botão direito do mouse na aba cuja página desejada está aberta. Em seguida, escolha a opção "Marcar guia". Com isso, além do acesso mais rápido, ela ocupa menos espaço em sua barra.

3. Cálculos na barra de endereços
Sabe aqueles cálculos simples que nos fazem recorrer à calculadora do Windows? Talvez você não saiba, mas é possível efetuá-los a partir da barra de endereços do Chrome. Basta digitar sua continha e esperar alguns segundos para que o resultado seja automaticamente exibido pelo navegador. Experimente!

4. Sincronização integrada
Esta pode ser uma função muito útil, especialmente se você acessa o navegador a partir de mais de um computador (como seu desktop e notebook). Se você nunca utilizou a opção, primeiramente é preciso configurá-la. Para isso, entre em "Ferramentas" e "Opções". Feito isso, abra a aba "Coisas pessoais" e clique em "Configurar a sincronização".

Uma nova janela é aberta, solicitando seus dados de conta no Google. Ao fornecer suas informações de login, o navegador pede que você defina os itens que deseja sincronizar. Quando tudo estiver conforme o desejado, confirme a operação.

Em seguida, o Chrome inicia automaticamente a sincronização dos elementos escolhidos e, ao final, uma mensagem informa o êxito da operação. A partir de agora, seus itens estão sincronizados e você pode gerenciá-los por meio do menu de "Ferramentas" e "Gerenciador de favoritos".

5. Gerenciador de tarefas
Um dos diferenciais do Chrome é lidar com cada aba como um processo em separado. Isso permite a prevenção de travamentos e perda de algo que estivesse em andamento em uma página. Adicionalmente, o navegador oferece um Gerenciador de tarefas para que você possa ver os processos abertos, inclusive com detalhes.

Você pode abri-lo de duas formas, em "Ferramentas", "Tools" e "Gerenciador de tarefas" ou utilizando o atalho de teclado Shift + Esc. Feito isso, uma nova janela aparece e nela você pode ver as abas e plugins que estão em uso no navegador. Se alguma delas estiver apresentando travamento, você pode fechá-la selecionando-a na lista e clicando em "Encerrar processo".

Adicionalmente, a opção "Estatísticas para nerds" permite que você veja detalhes da identificação dos processos em aberto, nome e consumo de memória e memória virtual para cada um deles.

6. About:Memory
O About:Memory é mais para quem gosta de informações detalhadas sobre o consumo de memória dos processos no navegador. Se você digitar "About:Memory" na barra de endereços do Chrome, tem acesso aos detalhes fornecidos pelo "Estatísticas para nerds", explicado no tópico anterior.

7. Redimensionar campos de texto
Às vezes, quando estamos escrevendo algo em um campo de texto de uma página da internet (como um comentário), acabamos deixando ele mais longo do que gostaríamos. Isso faz com que a área receba barras de rolagem. Se você não gosta disso e deseja poder ler (e ver) tudo o que foi digitado em um único campo, com o Chrome isso é possível.

Ao se deparar com um campo de texto no Chrome, você pode simplesmente redimensioná-lo clicando com o mouse na borda inferior direita dele e "arrastando" até que fique do tamanho que você julgar melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário