07/11/2010

Dica: conheça 16 recursos úteis do Google Chrome (2)


8. Reabrir todas as abas
Você está no meio de uma pesquisa, com diversas abas abertas no navegador. De repente, acaba a luz... Você perdeu todos os endereços acessados! Se você se identificou com a situação, temos boas notícias: o Chrome tem um recurso que permite que as abas previamente abertas sejam reabertas ao iniciar o browser.

Para ativá-la, entre em "Ferramentas" e "Opções". Em seguida, escolha a guia "Básicas" e selecione a opção "Abrir novamente as páginas abertas na última vez". Feito isso, caso o navegador feche, ao abri-lo novamente as últimas páginas utilizadas são automaticamente carregadas.

9. Pesquisar termos com "Tab"
Esta é uma função muito interessante, voltada para economizar tempo. Se você já visitou um site e fez uma busca, pode efetuar outra pesquisa a partir da barra de endereços do navegador, apenas digitando "Tab" e o termo desejado.

Isso funciona da seguinte forma: digamos que você entrou no Baixaki e fez uma pesquisa por jogos. Posteriormente, se quiser fazer outra busca, comece a digitar "Baixaki" na barra de endereços do navegador. Observe que ao fazê-lo, ele oferece a alternativa de pressionar "Tab" para pesquisar.

Ao clicar em "Tab", observe que aparece "Pesquisar em" na barra de endereços, seguido do site desejado. Então, basta digitar a palavra-chave que você deseja buscar e pressionar "Enter".

10. Mais visitados em uma nova aba
Embora mais conhecida do que as outras citadas, esta é uma excelente função! Sempre que abre uma nova aba no Chrome, você tem acesso a miniaturas com os sites mais visitados, além de poder reabrir uma aba recentemente encerrada. Essa é uma forma muito mais fácil de reabrir uma página que fechou por engano do que "caçá-l" no histórico do navegador.

11. Atalhos para páginas úteis
Existem páginas que visitamos todos os dias e em diversas ocasiões. Se você quiser fazer com que o acesso a elas seja ainda mais rápido, pode criar atalhos a partir do Chrome. Para isso, entre no site desejado e clique em "Ferramentas", "Tools" e escolha a opção "Criar atalhos de aplicativos...".

Feito isso, uma nova janela é aberta para que você escolha os locais para os atalhos. Estão disponíveis: Área de trabalho, Menu Iniciar e Barra de inicialização rápida. Você pode selecionar mais do que uma opção e basta marcar a caixa ao lado delas para que sejam ativadas. Confirme a operação e aproveite seus novos atalhos!

12. Pesquisas a partir de uma barra
Arriscando um pouco, se poderia dizer que esta é uma das funções mais práticas do Chrome. Você pode efetuar suas buscas diretamente a partir do Omnibox (que é a barra de endereços do navegador), sem precisar abrir uma página de pesquisa e digitar o termo desejado. Isso vale inclusive para o recurso Google Instant.

Para aproveitar essa funcionalidade, basta digitar as palavras-chave desejadas diretamente na barra de endereços do navegador. Em seguida, você pode observar que o Chrome abre uma página com os resultados da busca solicitada automaticamente.

Quando existir apenas um único resultado compatível com a sua busca, ele é automaticamente carregado na página. As alterações são válidas para a versão em português do Google, não sendo necessária a alteração para o Google em inglês.

13. Copiar e colar apenas texto
Uma função interessante para limpar o texto copiado quando for colar em outra janela do navegador. Digamos, por exemplo, que você quer enviar um artigo copiado de uma página por email para um amigo. Se você utilizar Ctrl + Shift + V em vez de Ctrl + V, seu texto é colado livre de imagens e elementos da página.

Entretanto, caso as figuras possuam uma mensagem associada (como naqueles casos em que ao passar o mouse sobre uma imagem, um pequeno texto aparece), ela é colada juntamente com o texto.

14. Colar e pesquisar
Esta é uma função que, embora não seja vital, serve para economizar cliques. Quando você se acostuma a utilizá-la, pode deixar sua navegação bem mais rápida. Algumas vezes, quando estamos lendo um texto em uma página da internet, uma palavra em especial pode chamar a atenção. Seja para saber mais sobre o assunto ou entender melhor o significado de um termo, você pode ter vontade de vir a pesquisar sobre ele.

Entretanto, o processo da busca, que envolve uma série de passos, pode ser abreviado utilizando a opção "Colar e pesquisar". Para isso, após copiar um termo e abrir uma nova aba do Chrome, clique com o botão direito do mouse na barra de endereços do navegador e escolha a opção "Colar e pesquisar". Feito isso, o Chrome automaticamente abre a pesquisa do Google com o termo desejado.

15. Colar e ir
Semelhante à função anterior, o "Colar e ir" busca abreviar o processo de abrir uma nova página. Ele funciona da seguinte forma: ao copiar a URL de uma página da internet para acesso, você pode clicar com o botão direito do mouse na Barra de endereços do navegador e selecionar a opção "Colar e ir". Feito isso, o Chrome automaticamente abre a página desejada no corpo da aba selecionada.

16. Recursos
Por último, vamos conhecer uma funcionalidade presente dentro de uma das opções "escondidas" do Chrome. Ela é particularmente mais interessante para desenvolvedores e webmasters, entretanto, também pode agradar geeks e curiosos de plantão.

O Chrome oferece uma série de funções interessantes que podem ser acessadas pelo atalho Ctrl+Shift+I, inclusive a inspeção de elementos na aba "Elements" (como faz o Firebug do Firefox). Entretanto, na guia "Resources" você pode ver o tempo de carregamento para a página, separado por item.

Nenhum comentário:

Postar um comentário