Nenhum professor gosta de ver seus alunos distraídos durante a aula, atraídos por mensagens, vídeos e redes sociais no celular. No entanto, a imagem do celular como um vilão da educação está ficando para trás. Especialistas em ensino a distância já consideram o celular um aliado da educação por sua facilidade de acesso.
No Brasil, são exemplos de projetos iniciativas como o ProDeaf, aplicativo para celulares Android que traduz tudo o que você escrever ou falar para libras (língua de sinais usada por pessoas surdas e mudas) e ainda a parceria de uma operadora de telefonia celular com o professor Pasquale, que tira dúvidas de português da escola ou do trabalho pelo celular.
Para Gil Giardelli, especialista em inovação digital e professor da ESPM, o celular é hoje objeto inseparável do educador. "Se o educador se posicionar como um curador de conteúdos e enviar materiais que despertam o interesse do aluno no trânsito, nas filas e em seus momentos de micro-tédios, ele consumirá e compartilhará o conteúdo do professor e entraremos na era do fim da aula cronometrada e do espaço concreto, onde alunos aprenderão no seu tempo e espaço". Leia mais >>>
Boa noite.
ResponderExcluirNão pude deixar de escrever neste blog o real problema não seria o celular, mas o mau uso dele.
Nosso aluno quer aparecer como transgressor para o colega, fazer graça com o professor e este USO é que atrapalha a aula . Para usar adequadamente a tecnologia seja qual for temos que estudar, verificar sua eficacia adequar o uso e respeitar limites. Sou professor e uso tecnologia constantemente nas aulas, mas , em geral essa maturidade estudantil não aparece na sala de aula. Wilson