07/11/2010

Video de 1987 mostra precessor soviético do Photoshop

Propaganda russa exibe edição de imagens no computador anos antes do lançamento do Photoshop, mas tecnologia foi provavelmente importada.
Mesmo antes do Photoshop, a União Soviética já fazia edição computacional de imagens: é o que diz um vídeo de sucesso no YouTube. Datada de 1987, 3 anos antes da primeira versão do Photoshop, a peça de propaganda soviética mostra fotos sendo retocadas com ajuda de um computador e um imenso scanner de tambor.

Porém, o olhar atento nos vídeos e comentários revela que como toda propaganda, o vídeo deve ser apreciado com moderação: o sistema usado se parece com o Pericolor-1000, um tecnologia francesa que misturava hardware e software para permitir a edição de imagens. O nome do sistema pode ser visto diversas vezes nas imagens da tela do computador, com caracteres russos.

O próprio computador se parece com um Apple II ou, ao menos, com um clone. Já o scanner pode ter sido importado, e mensagens em inglês na tela também denunciam que provavelmente o programa foi traduzido ? com ou sem ajuda dos desenvolvedores originais, já que engenharia reversa era lugar-comum nos dois lados da Guerra fria.

Nem estes detalhes nem a narração tipicamente fleumática da propaganda soviética prejudicam o interesse no vídeo, que já soma mais de 300 mil hits (sem contar as ?cópias?). Afinal, qualquer nerd fica fascinado com a engenhosidade do projeto, que superava dificuldades técnicas para chegar a resultados úteis muitos anos antes dos sistemas de edição de imagem se tornarem populares.

Vale a pena ler os comentários, mesmo com ajuda de um tradutor automático para as mensagens em russo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário