Mesmo antes do Photoshop, a União Soviética já fazia edição computacional de imagens: é o que diz um vídeo de sucesso no YouTube. Datada de 1987, 3 anos antes da primeira versão do Photoshop, a peça de propaganda soviética mostra fotos sendo retocadas com ajuda de um computador e um imenso scanner de tambor.
Porém, o olhar atento nos vídeos e comentários revela que como toda propaganda, o vídeo deve ser apreciado com moderação: o sistema usado se parece com o Pericolor-1000, um tecnologia francesa que misturava hardware e software para permitir a edição de imagens. O nome do sistema pode ser visto diversas vezes nas imagens da tela do computador, com caracteres russos.
O próprio computador se parece com um Apple II ou, ao menos, com um clone. Já o scanner pode ter sido importado, e mensagens em inglês na tela também denunciam que provavelmente o programa foi traduzido ? com ou sem ajuda dos desenvolvedores originais, já que engenharia reversa era lugar-comum nos dois lados da Guerra fria.
Nem estes detalhes nem a narração tipicamente fleumática da propaganda soviética prejudicam o interesse no vídeo, que já soma mais de 300 mil hits (sem contar as ?cópias?). Afinal, qualquer nerd fica fascinado com a engenhosidade do projeto, que superava dificuldades técnicas para chegar a resultados úteis muitos anos antes dos sistemas de edição de imagem se tornarem populares.
Vale a pena ler os comentários, mesmo com ajuda de um tradutor automático para as mensagens em russo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário