Em um destes almoços de negócios surgiu uma conversa interessante. A pergunta feita foi: olhando alguns anos à frente, quais tecnologias estarão “quentes” em 2020?
Bem, claro que não houve concordância geral, mas minha opinião foi que além da consolidação (ou seja, vão ser lugar comum) das quatro ondas tecnológicas que estamos vivenciando hoje – cloud, analytics/big data, mobile e social, eu prestaria muita atenção a três outras que ainda estão abaixo da tela do radar da maioria dos executivos: internet das coisas, impressoras 3D e computação cognitiva.
A internet das coisas é o crescente número de objetos (ou coisas) que estão se conectando à internet. O interesse está cada vez maior (uma pesquisa com o termo “internet of things” no Google Trends mostra isso claramente) e vemos que, embora com focos diferentes, muitas das grandes empresas de tecnologia estão criando iniciativas pesadas na área. Alguns exemplos são o Smarter Planet, da IBM, a Internet of Everything, da Cisco, a Industrial Internet da GE, e mais recentemente o anúncio da Microsoft entrando neste campo. É um mercado de grande potencial. Continue lendo >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário