07/06/2013

Jogo ensina estudantes a se tornarem mais empáticos

Um jogo criado por doutorandos norte-americanos tem feito estudantes vivenciarem problemas a partir de diferentes olhares, simulando a sensação de estar na pele de outra pessoa na hora de tomar decisões. Desenvolvido por Geoff Marietta e Elisabeth Hoahn, no Departamento de Educação de Harvard, o game SailMUVE tem o intuito de estimular relacionamentos mais empáticos e positivos entre os jovens. No jogo, que pode ser baixado gratuitamente em versão demonstrativa no site da universidade, em inglês, a experiência virtual acontece em um campo de golfe, onde o jogador precisa vivenciar a tomada de decisões nas perspectivas do dono do local e do guarda-florestal.
O game foi inspirado na expressão inglesa walking in another person’s shoes, algo como caminhar com os sapatos de outra pessoa. Nele, o jogador precisa chegar a um consenso sobre o destino de uma lagoa e das terras naturais em volta do campo de golfe. Primeiro, na pele do proprietário, ele precisa fazer escolhas ligadas à gestão da área, logística do parque, resolução de conflitos etc. Numa segunda etapa, ele vive o olhar do guarda-florestal sobre os mesmos problemas. No final, ele tem um diagnóstico de quais foram os pontos comuns e quais foram divergentes na sua própria atuação nos dois lados da história. Continue lendo >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário