11/09/2011

A tecnologia dez anos depois

por Alexandre Hohagen
Aconteceu na manhã quente de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, onde morei por mais de um ano. Na época, liderava as operações de vendas globais de uma empresa de internet. Passados esses dez anos, muita coisa mudou. Não só a sociedade americana mudou como o mundo em que vivemos sofreu uma transformação enorme.
Há dez anos, a dinâmica de algumas indústrias era absolutamente diferente. Pense na mais óbvia: a indústria do turismo. Completamente diferente hoje. Viajar de avião passou a ser um teste de paciência. Filas intermináveis, regras rígidas, sem contar na nova indústria de produtos de higiene minúsculos.
Outro setor muito afetado foi o de energia. Como foco de ataques terroristas, o setor teve de investir pesadamente em segurança. Consequentemente, os preços subiram.
Nada, porém, se iguala às mudanças ocorridas nesta década no setor de tecnologia e de informação. Dez anos foram capazes de transformar a maneira como nos comunicamos e consumimos informação.
Hoje é muito raro os momentos em que nos atualizamos através do telefonema de um amigo. Basta pensar em como você ficou sabendo do terremoto no Japão ou da chegada dos rebeldes a Trípoli, capital da Líbia, para citar dois acontecimentos importantes e recentes.
Diferentemente da maneira como consumíamos informação há anos, sempre buscando a fonte de leitura que mais confiamos, hoje a tecnologia permite que as notícias encontrem seus leitores.
Essas tecnologias permitem que qualquer leitor defina os temas mais importantes e relevantes. Sempre atualizados. A tecnologia RSS, por exemplo, já é empregada por quase todas as empresas de mídia. Com ela, o leitor pode definir que notícias quer receber e agregar todas em uma só tela.
As redes sociais têm também papel importante. Ao escolher seguir jornais, revistas ou outros meios de comunicação pelo Facebook ou pelo Twitter, o leitor não somente recebe atualizações constantes e relevantes como pode facilmente compartilhar uma notícia com milhares de pessoas, em poucos segundos.     Continue lendo >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário