26/05/2011

Historiador cultural critica a 'googalização' do mundo

Dê um Google no Google e você terá mais de 6 bilhões de resultados. Criado há 13 anos, o site hoje é muito mais que um buscador.
É um filtro do mundo, segundo Siva Vaidhyanathan, 45, especialista em história cultural e professor da Universidade de Virgínia, EUA. 
Ele é autor de "The Googlization of Everything ""And why we should worry" (A Googalização de Tudo ""E por que devemos nos preocupar), lançado em março nos EUA.
Vaidhyanathan define-se como um dos primeiros usuários do site e teve a ideia do livro depois que soube de um plano do Google de digitalizar bibliotecas universitárias.
"Parecia muito controle para uma empresa só. Fiquei preocupado e resolvi investigar a companhia e a nossa relação com ela."
Em entrevista à Folha, ele fala como o Google é onipresente, onipotente e onisciente ""mas isso não faz com que seja benevolente.
Para o autor, devemos sempre nos perguntar: "Por que essa lista de resultados, e não outra?".
Folha - Vivemos em um mundo "googalizado", além de globalizado?
Siva Vaidhyanathan - Sim, as duas coisas. A tecnologia é parte da cultura, ela nos influencia da mesma forma que nós a influenciamos. E o Google é mundial. Ainda não é universal, mas está a caminho de ser. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário