16/03/2011

Os Jetsons: relembre as tecnologias e veja o que é realidade

Quem nunca se imaginou vivendo em cidades aéreas, dirigindo carros voadores e tendo uma empregada-robô para servir e limpar a casa? Se essa visão de futuro está no imaginário das pessoas, muito se deve a Os Jetsons, clássico desenho animado da Hanna-Barbera que mexe com a imaginação de toda uma geração há décadas.
Estamos na metade do caminho do futuro imaginado por Os Jetsons. Toda a ação da série, produzida pela primeira vez entre 1962 e 1963, com uma segunda versão entre 1985 e 1987, se passa no distante ano de 2062. Quase 50 anos depois da mais famosa família do futuro chegar à TV, e faltando cerca de 50 anos para chegarmos à época em que vivem George, Jane, Judy, Elroy, Rosie e Astro, o que será que deu certo, o que foi superado e o que ainda podemos ver daqui pra frente na tecnologia imaginada pelos produtores do desenho?
Bob Hathcock, produtor da segunda versão da série na década de 80 e filho de Jerry Hathcock, produtor do desenho original na década de 60, disse que acredita que os escritores responsáveis por pensar na tecnologia usada em Os Jetsons não estavam tentando ser videntes ao mostrar a forma que as pessoas viveriam em 2062. "Eles estavam apenas tentando ser engraçados. Era uma espécie de Os Flintstones ao contrário", afirma.
A verdade é que muitas coisas que usamos e consideramos banais hoje em dia já haviam sido imaginadas há 50 anos não por técnicos em informática ou engenheiros, mas por profissionais de desenho animado. As videoconferências são um exemplo. Tão comuns quanto falar ao telefone, reuniões por vídeo entre filiais de empresas ou conversa entre amigos pelo Skype acontecem o tempo todo. Não precisaremos esperar até 2062 para ver cenas como o senhor Spacely conversando com George se tornando reais. E para quem não lembra, os "videofones", como eram chamados no programa, foram um prenúncio da era da mobilidade em que vivemos hoje, com videochamadas sendo feitas até pelo relógio de pulso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário