A nossa relação com smartphones e tablets se tornou tão intensa que é praticamente impossível não olharmos de minuto em minuto a tela do nosso aparelho, responder mensagens e acompanhar a atualização de nossos amigos nas redes sociais. Mas, e se você não pudesse enxergar? Pesquisadores indianos desenvolveram o protótipo do que poderá ser o primeiro modelo de smartphone em Braille do mundo, o Braille Phone.
No começo, os celulares e até os primeiros modelos de smartphones eram equipados com um teclado físico que permitiam que as pessoas com deficiências visuais pudessem memorizá-los, algo que deixou de existir com a geração de smartphones touchscreen. O objetivo por trás do Braille Phone é permitir que os aplicativos móveis e funções do aparelho apareçam em Braille para os deficientes visuais, garantindo assim uma navegação mais simples por seus recursos.
O aparelho foi desenvolvido por Sumit Dagar e sua startup está sendo incubada no Center for Innovation Incubation and Entrepreneurship na cidade de Ahmedabad, Índia. Dagar é aluno de pós-gradução do Instituto Nacional de Design e teve a ideia de criar o novo dispositivo ao perceber que, até então, a indústria móvel tem se voltado apenas para o grande público, e esquecido das pesssoas com necessidades especiais. Continue lendo >>>
Nenhum comentário:
Postar um comentário