08/07/2011

Rio será cenário de filmagem com tecnologia inédita no mundo

Câmeras de altíssima definição são as mais inovadoras do cinema mundial e serão as mesmas utilizadas nas gravações de Avatar 2
Entre os dias 6 e 12 de julho, uma equipe de pesquisadores e técnicos estará no Rio de Janeiro em busca de imagens com tecnologia 4K, de altíssima resolução (8 milhões de pixels por quadro, quatro vezes a qualidade de imagem em Full HD) e em 3D (estereografia). O material será usado nas filmagens de “Cinco ou seis ensaios em busca de uma narrativa ou EstereoEnsaios” (www.estereoensaios.com.br), primeiro curta-metragem no mundo a utilizar câmeras Red Epic em 3D. As câmeras, as mais inovadoras do cinema mundial, são as mesmas que serão utilizadas pelo diretor James Cameron no filme Avatar 2.
O equipamento utilizado nas filmagens vem dos Estados Unidos e será operado pelo cinegrafista e diretor de fotografia especialista em estereografia Keith Collea, que acabou de filmar “Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas” e participou de Avatar e Titanic. Collea traz também o Rig, equipamento especial para a sincronização das câmeras que funcionam como o olho direito e esquerdo na captura das imagens. É necessário um dia para a montagem do equipamento, que pesa mais de 100 kg. Ele irá trabalhar ao lado de uma equipe brasileira de montagem, foco, câmera e direção. Esta será a primeira vez que o próprio estereógrafo utilizará as câmeras na produção de conteúdo estereoscópico (3D).
“Cinco ou seis ensaios em busca de uma narrativa” ou “EstereoEnsaios” é um ensaio visual em super-alta definição que tem como inspiração o trabalho do documentarista russo Dziga Vertov, que realizou filmes sobre cidades como Berlin retratando o início do século XX e explorando perspectivas ainda não vistas até aquele momento.
Continue lendo >>>

Nenhum comentário:

Postar um comentário