20/11/2010

Windows completa 25 anos

O sistema operacional Windows comemora neste sábado seu 25º aniversário como um software "onipresente", que roda em mais de 90% dos computadores de todo o mundo. Com estreia discreta, o Windows 1.0 ofereceu pouca novidade ao mercado onde os Macintosh da Apple já funcionavam a base de formato de janelas e a computação estava dominada pela estrutura do DOS (Disk Operating System).

Alguns especialistas da época chegaram a desprezar o sistema criado por Bill Gates e Paul Allen, por considerá-lo pouco revolucionário. "Ninguém que usasse a primeira versão teria imaginado que o Windows dominaria o mercado dos computadores 25 anos depois", afirmou recentemente o analista Jon Brodkin em artigo para a revista especializada Network World.

A primeira versão do Windows, que alternava as janelas com comandos em MS-DOS, foi definida por Gates como "um software único desenhado para o usuário de PC sério". Pouco depois, alguns modelos de computadores chegaram às casas e escritórios americanos com o sistema operacional instalado: uma façanha comercial para a época, conquistada pela jovem empresa.
Para saber mais, clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário