A JWT divulgou nesta semana um estudo
global de tendências para 2013, identificando dez comportamentos que devem se
consolidar no próximo ano. Esta é a oitava edição do estudo, que se baseia em
pesquisas quantitativas e qualitativas, em entrevistas com especialistas e
influenciadores de diferentes mercados e no trabalho de cerca de 70
profissionais de planejamento de mais de 20 escritórios da rede.
Leia, abaixo, um resumo de cada uma
delas. As três tendências que, segundo a agência, mais repercutem no mercado
brasileiro são: “tudo é varejo”, “privado público” e a “era do superestresse”.
1 – Jogar é uma vantagem competitiva: com rotinas de
trabalho e funções sociais que nos deixam pouco tempo livre, o estudo
identifica que momentos de diversão e lazer estão se tornando algo até
estratégico para adultos – e deixando de ser apenas “coisa de criança”;
2 – A era do superestresse: o efeito nocivo dessa
rotina está se tornando algo maior e insuportável, aumentando custos de saúde
pública, preocupando empresas e marcas. Disso decorre um esforço de diversas
instituições em reduzir ou prevenir o stress quando for possível. Um movimento notado
no País, por exemplo, é a adoção da causa das bicicletas nos grandes centros
urbanos, como Rio de Janeiro e São Paulo, meio de locomoção não poluente que
também traz benefícios físicos. Leia mais >>>
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